Riselda Morais
“Me sinto bem em estar no bairro, de escutar os moradores, de ver as conquistas, escutar os elogios, as críticas para a gente corrigir. Não tem nada melhor do que você estar perto para ir fazendo melhor as ações”, disse o prefeito Ricardo Nunes, durante café com jornalistas na manhã desta segunda-feira(11), no bairro de São Mateus, na zona leste da capital paulista.
Com o Prefeitura Presente, que parou no período das eleições, o Prefeito Ricardo Nunes fica, um dia inteiro por semana, em um bairro da capital conhecendo as necessidades da população e acompanhando as ações que estão sendo executadas, ao lado do subprefeito local, secretários e vereadores.
“A população precisa ter por parte do prefeito, a sensação de que o prefeito não é algo distante, é presente, está acessível, isso é importante”, disse o prefeito Ricardo Nunes.
O subprefeito de São Mateus declarou ter muita vontade de destravar o sistema burocrático e melhorar a realidade do bairro de São Mateus. A frente da Subprefeitura desde 2017, o subprefeito Roberto Bernal declarou ter pego uma fase muito boa, uma fase atípica em São Mateus: “Quando nós chegamos em 2017 não tinha equipe de zeladoria, enfrentamos vários problemas até com podas de árvores, e com o tempo essa gestão foi acertando o caixa, a organização da administração junto com a secretaria das subprefeituras e nos últimos 3 anos foram quase 300 obras de infraestrutura, drenagem e moradias”, declarou Bernal.
Entre as atividades no Bairro de São Mateus, o Prefeito Ricardo Nunes vistoriou as obras do Residencial Forte do Rio Branco onde há três lotes em construção com capacidade para beneficiar mais de 600 famílias e previsão de chegar a um total de 1216 apartamentos de 49 m² de área útil, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. No entanto, as entregas serão em períodos diferentes e por lote.
O lote 11 deve beneficiar 164 famílias e tem previsão de entrega em dezembro deste ano. O lote 9, beneficiará 154 famílias, tem previsão de entrega em janeiro de 2025. Lote 10 para 294 famílias previsto para ser entregue em maio de 2025. Demais unidades ainda serão construídas, o residencial contará com espaços de lazer e convivência.
Ricardo Nunes vistoriou também, as obras das Vilas Reencontro I e II que terão capacidade de acolher 165 famílias em situação de vulnerabilidade social. O projeto está sendo executado em um terreno de 9 mil m², e terá espaços de convivência, horta, brinquedoteca, complexo administrativo, playground e quadra poliesportiva. O prefeito também vistoriou a canalização do córrego da Avenida Gonçalves da Costa em Vila Bela.
Junto com a equipe da saúde, o prefeito Ricardo Nunes anunciou a construção da UPA III São Mateus, UBS Nova Conquista e UPA II Laranjeiras.
Moradores de São Mateus e a imprensa local questionaram o prefeito sobre uma praça, entre as ruas Sírios e Andrômeda na Cidade Satélite Santa Bárbara, que foi inaugurada há mais de 30 anos, pelo então prefeito Celso Pita e que, agora apareceu um proprietário que diz ter comprado a praça, arrancou os bancos, está cortando as árvores e murando. O espaço é cuidado pela prefeitura desde a década de 70, segundo moradores. “Se for privado a gente vai desapropriar e vai fazer a praça. Cortaram árvores?… eu mando um fiscal lá hoje e aplicar todas as multas possíveis. Se for pública a gente vai multar e se for privada a gente vai desapropriar”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.