Região teve mais de oito equipamentos de saúde construídos ou reformados nos últimos três anos pela gestão municipal
Nesta quinta-feira (13), a região de Aricanduva/Formosa recebeu a visita do prefeito Ricardo Nunes, secretários municipais, entre eles, da Saúde, o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, para fazer vistorias em obras e entender as necessidades dos moradores dos bairros. O prefeito Ricardo Nunes chamou atenção para os avanços feitos na área da saúde em São Paulo na sua gestão. “Em 2016, tinham apenas três UPAs na cidade. Hoje, a cidade conta com 26. Foram construídas 23, de 2017 para cá, e eu entreguei 12. Esse ano, eu entrego mais oito. Não existe uma forma de conquistar as coisas, sem ter recurso para manter o serviço funcionando. Por isso, foi importante elevar a capacidade da cidade de investimento”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
Na ocasião, o secretário lembrou que a gestão municipal investiu quase R$ 30 milhões na região, nos últimos três anos, com a construção e reforma dos equipamentos de saúde, como a inauguração das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): UPA III Mooca – Dom Paulo Evaristo Arns e Carrão Masataka Ota; implantação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil Aricanduva, reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Comendador José Gonzales; Vila Nova Manchester Dr. Arlindo Gennari; AMA UBS Vila Antonieta; UBS Jardim Iva; CER Vila Carrão. Além disso, foram iniciadas também as obras da UPA Vila Prudente e do novo Hospital Municipal Benedicto Montenegro.
“Nós temos avançado muito na saúde ouvindo as principais demandas da população. E as boas notícias não param. Vamos ampliar todos os nossos Hospitais. Começamos a reforma no Hospital de Itaquera, no Hospital Ermelino Matarazzo e aumentamos os leitos deles. No Hospital do Jardim Iva, vamos fazer uma torre com 10 andares e mais de 250 leitos. Tudo isso vai qualificar ainda mais e agilizar o atendimento de urgência e emergência”, disse o secretário.
Agenda do dia
O secretário iniciou os trabalhos visitando a Unidade Básica de Saúde Vila Nova Manchester. Em seguida, esteve no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III InfantoJuvenil Aricanduva e passou pelas dependências da UBS Dr. Antônio da Silveira e Oliveira – Formosa I, CAPS Adulto II Aricanduva, UBS Vila Nova York, UBS Comendador José Gonzalez, visita à UBS Vila Formosa II e foi feita ainda uma visita às obras das novas instalações do CAPS Adulto II Aricanduva.
Também foram incluídos os serviços de equipes especializadas em Violência (EEV), Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (Emad), Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap) e Equipe do Consultório na Rua (CnRua).
Encerrando o dia, o secretário da saúde, Luiz Carlos Zamarco participou, juntamente com o prefeito Ricardo Nunes e outras autoridades, do Encontro Prefeitura Presente realizado no Centro Cultura Vila Formosa. A atividade também contou com a presença de lideranças locais e da comunidade.
Com uma população de 625 mil habitantes, a região da Mooca/ Aricanduva conta com uma extensa rede de serviços e equipamentos de saúde, totalizando 37 unidades de saúde, que inclui um Hospital Dia, quatro AMA/ UBSs, 13 Unidades Básicas de Saúde, cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps), três Serviços de Residência Terapêutica (SRTs), um Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco), dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), um Centro Especializado em Reabilitação (CER), três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad), uma Unidade de Referência à Saúde do Idoso (Ursi), seis equipes de Programa de Acompanhamento do Idoso (PAI), seis equipes de Consultório na Rua e duas equipes do programa de Acompanhamento da Pessoa com Deficiência (APD).